No Brasil, o Cerrado ocupa quase 2 milhões de km2. No caminho há canelas de ema e ipês floridos, além milhares de espécies que cobrem um solo onde nascem os principais córregos e nascentes que refluem para todo o Brasil. O Cerrado é um manancial em todos os sentidos.
O bioma engloba 1/3 da biota brasileira e 5% da flora e fauna mundiais. É caracterizada por uma vegetação savanícola tropical composta, principalmente de gramíneas, arbustos e árvores esparsas, que dão origem a variados tipos fisionômicos, caracterizados pela heterogeneidade de sua distribuição.
Muitos autores aceitam a hipótese do que a formação do Cerrado foi parte de uma grande mudança evolutiva devido à sua vegetação com marcantes característica adaptativas a ambientes áridos, folhas largas, espessas e pilosas e caule extremamente suberizado. A a vegetação do Cerrado situa-se em regiões com precipitação média anula de 1500 mm, estações bem definidas, em média com 6 meses de seca, solos extremamente ácidos, profundos, com deficiência nutricional e alto teor de alumínio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário